domingo, 24 de novembro de 2013

Simbologia na Bíblia

Esta é uma resposta porque é que os discípulos são 12 de um dos nossos meninos da catequese.
A resposta é simbólica mas muito importante, são 12 as tribos de Israel.
Abraão, foi o homem que Deus chamou do Oriente, o pai da Fé, Abraão foi o pai de Isaac e Isaac o pai de Jacob. Deus o nome de Israel a Jacob. Jacob teve 12 filhos: as tribos de Israel, como aparece nas seguintes leituras do Antigo Testamento:

"Não é Ele o teu pai, o teu criador? Foi Ele que te formou e te constituiu! Recorda-te dos dias antigos, medita nos anos de outrora. Pergunta ao teu pai e ele te contará, aos teus anciãos e eles te dirão! Quando o Altíssimo distribuía os povos, quando agrupava os filhos de Adão, estabeleceu as fronteiras dos povos segundo o número dos filhos de Israel." (Livro do Deuteronómio, 32, 6-8)


"Jacob mandou vir os seus filhos e disse: «Reuni-vos, pois quero revelar-vos o que vos acontecerá no futuro. Juntai-vos para escutar, filhos de Jacob, para escutar Israel, vosso pai. Rúben, tu foste o meu primogénito, o meu orgulho e as primícias da minha virilidade, o primeiro em dignidade, o primeiro em poder. (…) Simeão e Levi são irmãos! (…) A ti, Judá, teus irmãos te louvarão. A tua mão fará curvar o pescoço dos teus inimigos. (…) Zabulão ocupará o litoral dos mares; (…) Issacar é um jumento musculoso  que se deita entre as colinas. (…) Dan julgará o seu povo, como qualquer tribo de Israel. Gad será assaltado por assaltantes, mas ele assaltá-los-á pelas costas. Quanto a Aser, o seu pão será abundante; é ele que proverá os prazeres dos reis. Neftali é uma corça em liberdade, que produz formosas crias. José é um cavalo selvagem, um cavalo selvagem à beira d e uma fonte.    Ultrapassa os outros ramos ao longo da muralha. Exasperaram-no e feriram-no; odiaram-no os arqueiros orgulhosos. Benjamim é um lobo predador: pela manhã farta-se com a carnificina, e de tarde repartirá o espólio.» São estes os que formam as doze tribos de Israel; e foi assim que seu pai lhes falou e os abençoou, dando a cada um a sua própria bênção." (Livro do Génesis, 49, 1-28)
Estas são as 12 tribos de Israel, que ao longo dos anos foram formando o povo primitivo de Deus. Jesus ao chamar 12 discípulos concretiza essa simbologia de que o novo povo de Deus começa com estes 12 homens.

Jesus inicia uma nova era, em que o povo de Deus deixa de ser estas 12 tribos primitivas, para todas as nações do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário