Sentir que Deus fala a cada um de várias formas: pela palavra, pela comunidade de fé ou até na beleza de uma paisagem.
Descobrir que é importante crescer na escuta da Palavra de Deus.
Colocar a Bíblia no coração da família.
Catecismo da criança
«Jesus gosta de mim» pp 22 a 37
Em casa - Guia dos pais
1ª semana - pp 25 a 30
3ª semana - pp 31 a 34
Leituras
Heb 11, 1-16
Is 1, 10-18
Mt 23, 23-27
Salmo 104(103)
Sugestão para o diálogo em casa (1ª semana ) :
Visitamos a casa de Deus
Para as nossas crianças a igreja está a deixar de ser um lugar desconhecido. A nós pais cabe-nos ajuda-los a entender que a igreja é a casa de Deus, do nosso melhor Amigo, despertando assim o gosto de ir à igreja.
Numa linguagem simples podemos perguntar :
- Se gostam de estar com os seus amigos? Se gostam de ir a casa deles ou que eles venham a suas casas?
- Dizer-lhes que a casa de Jesus é a igreja e que é lá que se reúnem os seus amigos (a comunidade cristã) na missa e na catequese e que também Ele se sente muito feliz por os receber bem como a comunidade cristã (nesta fase a catequista, os colegas da catequese, o padre, serão provavelmente as pessoas que eles poderão relacionar mais com a palavra Comunidade por isso podemos começar por aqui, que acham?).
Na Igreja Jesus fala-nos
Muitas crianças (e adultos) dizem que não ouvem Deus a falar, que não lhes responde…Mas na verdade Deus fala-nos de diversas formas. Na Igreja Jesus fala-nos pela da Palavra (leituras), pelas diversas orações e rituais litúrgicos, pelos cânticos, pelo padre, pela catequista etc.
E em casa através da leitura da Bíblia, de livros infantis sobre Deus / Jesus por exemplo. Daí a importância de que a Bíblia em casa comece a ter um lugar de maior destaque.
Mais uma vez podemos fazer referência ao que acontece entre os amigos (da escola, da catequese, dos escuteiros etc). Comunicamos com os amigos pelas palavras, conversando….Jesus quer dizer que nos ama muito, quer chegar aos nossos corações.
Mas Deus/Jesus também gosta de ouvir-nos e esse diálogo é a oração. Nesta fase podemos começar a educá-los na oração explicando-lhes que:
- Rezar é falar e ouvir Jesus como quem fala com um amigo;
- Rezar implica aprender a fazer silêncio; se queremos ouvir alguém temos de fazer silêncio para conseguirmos escutar e para darmos a oportunidade à outra pessoa de falar.
É importante que aos poucos as nossas crianças aprendam a escutar a Palavra de Deus na missa e em casa.
Sugestão para o diálogo em casa (2ª semana ):
Deus cria tudo para nós
A catequese 7 fala da Criação como obra e Dom de Deus. E se é verdade que tudo o que Deus cria é revelador da sua beleza e do seu poder, é acima de tudo revelador do seu amor por nós pois tudo o que criou fê-lo para nós.
É também revelador da Sua confiança na Humanidade, pois Deus coloca nas nossas mãos este Dom também para que nos tornemos cooperadores na conservação e na renovação. Somos chamados à responsabilidade de cuidar dessa obra.
Assim, a proposta para semana seria:
- Contemplar a beleza da natureza com os nossos filhos e desde os olhos das crianças ou seja numa atitude de simplicidade e de entrega pondo de parte (tanto quanto possível) as preocupações do dia a dia por forma que em família se possa viver totalmente esse momento que Deus nos proporciona, ajudando-os a perceber que Deus criou tudo para nós (esse momento pode ser durante um passeio, a regar as plantas, a alimentar os animais de estimação, a comer uma fruta deliciosa....)
- Convidá-los a uma atitude de agradecimento por nos ter dado a natureza e a vida. A oração pode traduzir-se num simples "Obrigado pelo sol, pelo mar etc" como fazia São Francisco de Asssis). Para os que já se sentirem preparados podem recorrer ao Salmo 104(103).
- Falar-lhes da importância de cuidar na obra de Deus em gestos tão simples como por exemplo a reciclagem.
Brevemente começará o Advento e por isso propõem-se que de forma simples se explique às crianças o significado deste tempo liturgíco, a importância destas 4 semanas para preparar o nascimento de Jesus.
Durante estas 4 semanas sugere-se desafiem as crianças à prática de gestos concretos de amor a Deus e ao próximo tais como:
- momentos de escuta da Palavra de Deus (através de histórias da Biblia, músicas etc);
- momentos de oração/diálogo com Jesus (Maria e José);
- momentos de partilha (pequenos gestos como levar umas gomas para a escola para partilhar por exemplo);
- Se possível seguir a dinâmica preparada pela catequistas dos vossos filhos.
Durante este período propem-se ainda que façam em vossas casas o presépio e uma coroa do Advento na qual em cada domingo será acesa uma vela.
Iremos também deixar outras ideias a longos destas 4 semanas que podem pôr em prática se acharem adequadas à vossa família.
Sem comentários:
Enviar um comentário