O que é o Advento?
O Advento é o tempo litúrgico que corresponde às 4 semanas que antecedem o Natal.
Porquê este tempo?
Advento é um tempo de espera, tempo de preparação, de renovação e de esperança. É um tempo especial que Deus, através da Igreja nos proporciona para que preparemos a vinda de Jesus, o seu nascimento.
Nos dias de hoje é muito difícil esperar: esperar pelos transportes, para sermos atendidos, por tudo. Não é fácil, mas é preciso esperar, é preciso parar para conseguirmos estar atentos aos sinais de Deus, é preciso parar para crescer. Tudo tem o seu tempo e este é o tempo de espera de Jesus.
Porquê um Deus-menino e frágil?
Se é verdade que a presença de Deus no mundo já começou, também é verdade que essa presença não é estática ou seja Deus quer continuar a nascer e crescer em cada um de nós. E por isso fez menino, um bebé frágil, que precisa de ser cuidado para crescer. Jesus precisa de cada um de nós para fazer crescer o seu Amor, para que a sua luz ilumine “todos os cantos da terra”.
Personagens do Advento:
A Igreja convida-nos a contemplar algumas personagens que nos ajudam a viver o advento
ISAIAS, é por excelência o profeta, que muitos séculos antes previu a vinda de Jesus, chamando as pessoas à conversão e à mudança para a sua vinda. Aquele que nos ajuda a mostrar a imagem de Deus como Ele é: o Deus do Amor, o Deus que está próximo.
Maria, a que diz que sim, que acolhe.
João Baptista, é aquele que aponta para Jesus, aquele que nos convida à transformação, que nos chama à conversão, é a voz do deserto, isto é, João é aquela voz que chama à conversão, mesmo contra todas as adversidades.
José, o homem justo e humilde, o que aceita o Deus lhe pede e segue o seu caminho, é o protetor de Jesus e de Maria,
Estas quatro personagens ajudam-nos a fazer este caminho do Advento, a ser profetas, a que diz que sim ao chamamento, o que nos convida à transformação, e que aceite o que Deus nos pede.
A coroa do Advento:
A coroa Advento é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:
A coroa: a coroa simboliza Jesus que é Rei, acima de tudo e de todos.
A forma circular: simboliza a aliança de Amor que Deus quer fazer connosco, simboliza o Amor de Deus, perfeito, sem principio nem fim, assim como deve ser o nosso amor a Deus e ao próximo, um Amor que nunca deve terminar.
Os ramos verde de pinheiro: as folhas do pinheiro estão sempre verdes e simbolizam a esperança e a vida. Deus acredita em nós e confia-nos a sua vinda. E nós também devemos manter a fé e a esperança mesmo no meio das tribulações da nossa vida.
As quatro velas: simbolizam as quatro semanas do Advento, uma coroa que começa sem luz e que ao longo do caminho se vai iluminado e alumiando. Ao longo do caminho do advento também nós somos iluminados pela Luz de Jesus que afasta a escuridão dos nossos corações e que a transforma em alegria pelo Deus que vem, por Jesus que nasce, pela Luz do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário