Nascimento de Jesus: dia 25 de Dezembro.
A pergunta que se impõe é qual terá sido o ano de nascimento de Jesus e se terá mesmo Jesus nascido no dia 25 de Dezembro?
Jesus terá nascido uns 6/7 anos antes do ano 0. Em primeiro lugar Herodes teria morrido no ano 4 a.c., e por assim o nascimento de Jesus teria sido 2 a 3 anos antes.
Uma outra razão relaciona-se com a Estrela de Belém, segundo os Astrónomos, um fenómeno parecido com o descrito nos evangelistas (o aparecimento de um fenómeno estilo Supernova ou Cometa) terá aparecido cerca de 6/7 a.c.
Em relação à data de 25 de Dezembro, de facto, não se sabe o dia de nascimento de Jesus. Passo a citar o que foi escrito sobre este assunto na diocese do Porto:
“Desde o século XVIII que se generalizou, e quase recolheu consenso, a chamada hipótese da «história das religiões». Segundo esta teoria, o 25 de dezembro foi escolhido em Roma por ser a data do solstício de Inverno no Calendário Juliano. Nessa data, o imperador romano Aureliano estabeleceu no ano 274 o «dies natalis solis invicti», isto é, a festa do aniversário do sol invencível, suscitando grande adesão das populações pagãs. Após a paz de Constantino (ano 313), as autoridades eclesiásticas terão instituído em Roma, na mesma data de 25 de Dezembro, a celebração litúrgica do Natal. Desse modo dissuadiam os seus fiéis das celebrações pagãs e mostravam que Jesus Cristo é o verdadeiro sol invicto: «Sol da Justiça» anunciado por Malaquias; «Sol Nascente» cantado por Zacarias no «Benedictus»… As províncias orientais do império romano seguiriam outros calendários que fixavam o solstício a 6 de janeiro e, por isso, escolheram essa data para celebrar o mistério da Incarnação. Num segundo momento e com a comunicação entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente os ocidentais acolheram também a celebração do dia 6 de janeiro (Epifania) e os Orientais passaram a celebrar também a Natividade a 25 de dezembro.”

Naturalmente, que a data de nascimento (25 de Dezembro) ou o ano, é o menos importante, pois o que para nós cristãos é mais importante é que tenha nascido. O Salvador do Mundo, o Messias que veio trazer a esperança à nossa vida. E que todos os anos nasce, se o deixarmos nascer no nosso coração.
Sem comentários:
Enviar um comentário